Sobre

Marina Mapurunga

Artista e pesquisadora que atua no campo do audiovisual, da arte sonora e da música. Tem atuado no audiovisual desde 2006, trabalhando como realizadora, diretora de som/sound designer, técnica de som direto, editora de som, montadora e continuísta.

Professora de som do curso de Cinema & Audiovisual e Artes Visuais e do Programa de Pós-graduação em Comunicação, no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). É atual tutora do PET (Programa de Educação Tutorial) Cinema da UFRB. Pesquisadora do NuSom – Núcleo de Pesquisas em Sonologia da USP e do LinkLivre – Grupo de Estudos e Práticas Laboratoriais em Plataformas, Softwares Livres e Multimeios da UFRB. Integrante da rede Sonora – músicas e feminismos. Associada da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual – SOCINE. Coordenadora e integrante do Laboratório de Pesquisa, Prática e Experimentação Sonora – SONatório, projeto de extensão da UFRB, e da OLapSo (Orquestra de Laptops SONatório – UFRB). Foi integrante da Orquestra Errante de 2018 a 2021. Integrou o trio Mamomã, em 2019, em que trabalhava com improvisação musical, projeções e encenações.

Doutora em Música (Sonologia) pela Universidade de São Paulo (USP), onde desenvolveu sua pesquisa sobre práticas sonoras experimentais como estratégias de reativação da escuta em cursos de cinema e audiovisual, orientada pelo prof. Dr. Fernando Iazzetta. Mestra em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), na linha de Estudos de Análise e Políticas do Audiovisual, onde desenvolveu uma pesquisa sobre a experimentação sonora do duo O Grivo em cinco curtas-metragens do diretor Cao Guimarães, orientada pelo prof. Dr. Fernando Morais da Costa. Especialista em Audiovisual em Meios Eletrônicos pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Música para Cinema e TV pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM-RJ), graduada em Letras, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Realizadora Audiovisual, formada pela Escola Pública de Audiovisual de Fortaleza Vila das Artes.

Iniciou seus estudos musicais em 1998, como violinista na Orquestra de Cordas do SESI/UFC sob a orientação do maestro Vazquen Fermanian. De 2003 a 2012, foi cantora e violinista no grupo musical Desidéria. Foi integrante do coletivo de música experimental Xaréu no período de 2013 a 2015. Com o projeto AnimuLa, trabalha com performance, composição sonora/musical acusmática, voz e violino com pedais e laptops.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7480609285486625