Estafa Mental n.1
(Materiais: violino elétrico, pedais, voz, microfone, laptop, par caixas de som, placa de som e sombras. Ano: 2018-2019)
“Estafa Mental n.1” é uma performance com duração de 15 minutos, com uso de violino elétrico, voz com pedais e samples de gravações de campo. “Estafa” é constituída por territórios sonoros sampleados que são desterritorializados e reconfigurados a todo momento. Essa voz, sem palavras e às vezes adulterada (pelos pedais), urge/ruge sua estafa. O violino se faz como esses corpos humanos que vivem, falham e que resistem até o último ruído.
Obs.: Esta performance foi apresentada no I Festival-Congresso Digitália em janeiro de 2019 no Goethe Institut em Salvador, na exposição Sons de Silício na USP em abril de 2019, no evento Língua Fora em 25 de abril de 2019 no Leviatã em São Paulo, no Poderes do Som na UFSC em Florianópolis em junho de 2019.
Registro da performance na exposição de arte sonora Sons de Silício , ocorrida no Espaço das Artes da Universidade de São Paulo (USP), em abril de 2019.
Registro da performance no I CIPS (I Conferência Internacional Poderes do Som), na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis-SC, em junho de 2019.
Sobre o processo criativo de Estafa Mental n.1, no Seminário de Arte e Criação do NuSom (Núcleo de Pesquisas em Sonologia da USP):
#afetos_ao_vento
(Materiais: laptop, microfone, voz, objetos com piezos, transparência, canetas, tintas, pincéis, webcam, projetor e par de caixas de som. Ano: 2018-2019)
Performance Audiovisual baseada em 99 mensagens e fotos enviadas por meio do Instagram com a hashtag #afetos_ao_vento como uma ação artística e de afeto para alguém que eu não sabia que um dia poderia ler essas mensagens e ver essas fotos. Esse alguém morreu. Os afetos registrados em palavras e imagens continuam na rede, perdidos na nuvem, afetos ao vento.
Performance apresenta na segunda edição da exposição Sons de Silício em 18 de outubro de 2019 e na série de performances Amor e Resistência, organizada pelo SONatório em julho de 2018.
Divulgação: